• Iara Rodrigues

Paella de marisco mais “simples”



Tipo de refeição: Peixe


Ingredientes:

  • 150g camarões inteiros

  • 1 pimento vermelho

  • 1 lata de tomate aos pedaços pequena

  • 1 chávena de arroz carolino (aprox. 200g)

  • 3 chávenas de água da cozedura das cascas dos camarões (aprox. 750ml)

  • 1 colher de sobremesa de açafrão moído

  • 2 colheres de sopa de azeite

  • 1 colher de sopa de sal


Modo de preparação:

  1. Descascar e limpar os camarões, reservando as cascas e as cabeças

  2. Numa panela pequena, cobrir com água as cascas e as cabeças dos camarões e levar ao lume. Quando começar a ferver desligar o lume e deixar repousar uns minutos. De seguida coar e reservar o liquido.

  3. Com o liquido ainda quente, acrescentar o açafrao e mexer um pouco de maneira a que fique bem dissolvido na água. Se preferirem um arroz com uma cor mais intensa podem sempre acrescentar um pouco mais de açafrão.

  4. Na paelheira (também serve uma panela grande), fritar os camarões no azeite apenas uns minutos de maneira a tostá-los um pouco de um lado e do outro, e reservar.

  5. A seguir, fritar o pimento previamente cortado às tiras e quando estiver tostado acrescentar o tomate. Deixar apurar durante 10 minutos a lume baixo.

  6. Acrescentar o arroz, polvilhar com o sal, e mexer com uma colher de pau de maneira a que fique tudo bem misturado.

  7. Acrescentar a água previamente reservada, mexer novamente com a colher de pau de maneira a que o arroz fique bem distribuído, e deixar a lume medio até começar a ferver.

  8. Deixar o arroz cozer durante 20 minutos.

  9. Quando a água estiver quase a evaporar totalmente quer dizer que chegou a hora de distribuir os camarões por cima do arroz da paelha!

  10. Quando a água tiver evaporado totalmente é sinal de que está pronta.

  11. Se preferirem deixem um pouco mais ao lume para que o arroz fique mais tostadinho.

PS. É típico na paelha valenciana colocar um ramo de alecrim por cima da paelha quando está pronta, e tapar (com uma tampa ou com um pano de cozinha) de maneira a que o arroz fique com o aroma do alecrim.

Ao ser um prato de família também é tradicional que a paelha se sirva como prato partilhado por todos, mas se preferirem podem sempre servir individualmente no prato para cada um, acompanhado com uma rodela de limão.

2,594 visualizações
0