Psicologia & Coaching

Trabalhe o seu bem-estar e equilíbrio emocional. Aprofunde e resolva questões pendentes ou alcance objetivos a que se propôs através do foco e motivação.

Psicologia

Com a psicologia procuro garantir que os meus pacientes se sintam bem, felizes e emocionalmente equilibrados. Juntos trabalhamos e refletimos de forma holística e aprofundada sobre os aspectos que precisam de ser melhorados para garantir o seu bem-estar em todas as áreas da sua vida.

Como funciona?

Quando recebo um paciente pela primeira vez procuro conhece-lo, compreender os motivos que o levam a vir até mim, quais as suas expectativas e objectivos tanto para com a minha consulta como para com eles próprios.

Recolho o máximo de dados sobre quem são e como organizam a sua vida, em termos profissionais, familiares, logísticos e emocionais.

Exploro como se sentem, como se vêem e como lidam com as principais dificuldades que encontram no seu dia-a-dia.

O que procuro proporcionar às pessoas que acompanho é um espaço acolhedor e seguro onde podem parar, respirar e focar-se nelas e naquilo que precisam para si mesmas. Conforme as suas necessidades ajustamos a periodicidade das consultas.

Reflectimos juntas sobre o que sentem, quando e como sentem, as suas vidas, os seus medos, sonhos e ambições e, depois, em conjunto delineamos um plano de mudança, com objectivos, estratégias e etapas e pomo-lo em prática.

Coaching

Com o coaching apoio os meus clientes na concretização dos seus objectivos através do aperfeiçoamento das suas competências. De forma diferente da psicologia, o coaching traduz-se na identificação de um objectivo claro por parte dos meus clientes e juntos trabalhamos na sua concretização através da aplicação de diferentes estratégias.

Como funciona?

Quando recebo um cliente pela primeira vez procuro conhece-lo, compreender os motivos que o levam a vir até mim, quais as suas expectativas e que objectivos pretende alcançar com as sessões.

Recolho o máximo de dados sobre quem são e como organizam a sua vida, em termos profissionais, familiares, logísticos e emocionais de acordo com os objectivos que tem.

É também importante reflectirmos em conjunto sobre as competências que possuem e os handicaps a serem trabalhados e explorados como oportunidade de progressão.

Tendo em conta estes objectivos acordamos a periodicidade das sessões e delineamos em conjunto, um plano com estratégias e etapas para o alcance dos objectivos estabelecidos.

Orientação Vocacional

Conhecer-se, a si, e à sua vocação e skills é fundamental para fazer a escolha certa.

 

Sabia que 1 em cada 3 estudantes desiste do curso durante o 1º ano?

Estudos demonstram que o abandono e, ou desistência, bem como o desemprego jovem (situado nos 25,7% em 2017), está relacionado com a falta de autoconhecimento que permite fazer escolhas ajustadas ao perfil, skills e vocação.Descubra o meu método de orientação vocacional para se tornar naquilo que deseja realmente ser.

Como funciona?

Auto-conhecimento (3 sessões): Nestas sessões de trabalho vamos compreender quais as suas skills e o seu foco motivacional. Vai conhecer-se melhor e perceber como pode realizar-se profissionalmente.

Análise e reflexão (1 sessão): Entrega e análise conjunta de relatório vocacional, principais skills identificadas e área de estudo identificada.

 

Objectivos (1 sessão): Nesta sessão iremos traçar metas para o objectivo delineado e fazer o planeamento necessário para o alcançar.

 

*Coaching e mentoring (opcional): Nestas sessões farei o acompanhamento e mentoring necessários para a execução dos objectivos estabelecidos.

Psicologia ou Coaching?

A psicologia é uma ciência mais aprofundada que procura não só trabalhar alguns aspectos como as causas por trás desses aspectos. Assim, a psicologia trata os sintomas e as consequências mas também os motivos que as originam que podem estar, ou não, interligados com outros temas pessoais. Neste sentido a psicologia necessita de mais tempo e de uma grande disponibilidade por parte do paciente.

O coaching é mais focado e centrado numa questão. As sessões procuram desenvolver competências para resolver problemas concretos, mensuráveis e por isso as questões são mais rapidamente resolvidas. Existem diferentes tipos de questões que podem ser trabalhadas no coaching como a vida pessoal, a carreira, os relacionamentos, relações entre pais e filhos, etc.

Sobre mim

Sou licenciada e mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) com nota máxima, estagiei no FAROL - Associação para Tratamento de Toxicodependências. Mais tarde iniciei um projecto de investigação participante no Hospital de Santa Maria onde colaborei e acompanhei a equipa da Unidade de Doenças de Comportamento Alimentar do Serviço de Psiquiatria.

Actualmente sou psicóloga e coach na Clínica Iara Rodrigues, onde desenvolvo trabalho nas áreas do coaching motivacional, life coaching, coaching nutricional, comportamento alimentar e exploro e trabalho a orientação vocacional de jovens e adultos. Colaboro regularmente com a publicação Capazes, onde aprofundo temas como a violência, a adição, as relações, entre outros.

Catarina Pereira Coutinho

Psicologa Clínica

catarinapereiracoutinho.com

0