Osteopatia

Diagnosticamos e tratamos as disfunções da mobilidade articular, dos orgãos e dos tecidos em geral atendendo às suas necessidades.

A Osteopatia é um método de diagnóstico e terapêutica manual que aborda as disfunções da mobilidade articular, dos órgãos e dos tecidos em geral, tratando-as no que se refere à sua participação no aparecimento da doença.

Assentando em três princípios fundamentais:

  • A unidade do corpo humano;

  • A doença é uma reacção global do organismo;

  • O sistema nervoso (organizador dos processos patológicos).

Como funciona a minha consulta?

A consulta de Osteopatia desenrola-se em quatro fases:

  • Anamnese (inquérito clássico sobre o estado actual do utente bem como os seus antecedentes pessoais e familiares). É sempre útil a leitura de exames clínicos que acompanhem o doente, nomeadamente radiografias das zonas atingidas.

  • Avaliação através da palpação e testes de mobilidade articular.

  • Normalização das estruturas implicadas no processo patológico manipulando a coluna vertebral, as articulações periféricas e/ou os órgãos e tecidos através de alongamentos, massagens, pressões, técnicas de alta velocidade, etc.

  • Aconselhamento postural, um plano para continuação do tratamento e o eventual encaminhamento para outros profissionais de saúde, sempre que seja sentida a necessidade dessa interligação.

Sobre mim

Licenciada e mestre em Osteopatia pela European School of Osteopathy no Reino Unido, possuo acreditação profissional certificada pela Administração Central do Sistema de Saúde.

Colaborei com instituições como a Clínica Homeostasia, a Clínica da Família e a Clínica Fonte dos Pasmados.

 

Atualmente exerço Osteopatia na Clínica Iara Rodrigues, onde asseguro a restauração e integridade mecânica do corpo dos meus pacientes.

Helena Holstein

0