Nutrição Materno-Infantil 

Para que se possa preparar para a gravidez, para o parto, recuperar do nascimento do seu bebé ou ajudá-lo durante a infância e adolescência.

Consulta na pré-concepção

A mulher deve antecipar e preparar todo o seu organismo para a gravidez. Tal será decisivo para a concretização de uma gravidez saudável e para potenciar o excelente desenvolvimento do seu bebé. Na consulta aborda-se sobretudo o controlo e gestão de peso na pré-concepção, adopção de hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis e suplementação necessária nesta fase particular do ciclo de vida.

Consulta na gravidez e pós-parto

Uma escolha equilibrada e consciente dos melhores alimentos para si e para o seu filho é essencial para ajudar a que se mantenham saudáveis, prevenindo ou tratando distúrbios e patologias associadas e controlando o ganho de peso ou abrindo caminho para um trabalho de parto mais fácil. Patologias/distúrbios mais frequentes: diabetes gestacional, obstipação, hipertensão, azia e enfartamento, hemorróidas, anemia, náuseas, entre outras. No pós-parto trabalha-se a perda ou ganho de peso e o sucesso da amamentação.

Consulta de nutrição do bebé

Esta consulta procura dar resposta a muitas das dúvidas dos pais, nesta fase tão particular da vida do bebé, abordando desde a diversificação alimentar, às patologias associadas à alimentação e nutrição, bem como intolerâncias e alergias. O plano alimentar é centrado em cada bebé, que é único e cujas orientações são por isso pessoais, específicas e intransmissíveis.

Consulta de nutrição na infância e adolescência

Nesta consulta são fornecidas estratégias e ferramentas para estimular o consumo de certos alimentos, que constituem opções mais naturais e saudáveis, e evitar o recurso a outros, por norma altamente processados e muito pouco interessantes do ponto de vista nutricional. São ainda traçados planos e objectivos quer para melhorar e optimizar quadros de birras e recusa alimentar, intolerâncias ou alergias alimentares, quer para tratar patologias específicas, nomeadamente obesidade infantil, colesterol elevado, hipertensão, diabetes, entre outras.

O que esperar...

Em todas as consultas, serão recolhidos todos os dados significativos para uma correcta avaliação e diagnóstico, tais como historial clínico, antecedentes pessoais e familiares, patologias diagnosticadas, farmacoterapia, anamnese e respectivo inquérito alimentar. Seguidamente, proceder-se-á ao levantamento dos dados antropométricos. Finalmente, elaborar-se-á o plano alimentar, com a estreita colaboração dos pais do paciente.

Sobre mim

Sou licenciada em nutrição pela Universidade do Porto, tenho uma pós-graduação em Tecnologia e Segurança Alimentar pela Universidade Nova de Lisboa.

Participei na missão humanitária “De mãos dadas por Caué”, promovida pela AMI - Assistência Médica Internacional - em São Tomé e Príncipe, onde desenvolvi sobretudo a área da saúde materno-infantil em colaboração com algumas agências das Nações Unidas, tais como a FAO, a UNICEF e o PAM.

Sou autora do projecto Papinhas da Xica, uma plataforma online, através da qual partilho receitas saudáveis de papas para bebés e crianças. Sou também actriz e participo regularmente em produções televisivas e cinematográficas.

Atualmente sou responsável pela área de saúde materno-infantil (nutrição do bebé, nutrição infantil, nutrição de fertilidade e concepção e nutrição na gravidez e no pós-parto) na Clínica Iara Rodrigues.

Sandra Santos

Nutricionista materno-infantil

papinhasdaxica.pt

0