Nutrição 

Comer de forma saudável é também comer bem. Descubra novos alimentos e receitas através de planos personalizados criados especialmente para si.

Na minha clínica trabalho a área da nutrição em estreita colaboração com a Dra. Inês. Os pacientes são acompanhados por ambas de uma forma orgânica e complementar para que os objectivos sejam alcançados com sucesso.

Quando recebemos um paciente pela primeira vez procedemos de imediato ao levantamento de todos os dados clínicos relevantes, nomeadamente os seus antecedentes clínicos pessoais, familiares, resultados de exames (por exemplo, análises de sangue), funcionamento gastro-intestinal e medicamentos.

Procuramos explorar qual a relação que o paciente tem com os alimentos, assim como, com o seu corpo (qual a imagem que tem de si mesmo) e como lida com as diferentes situações.

Fazemos, ainda, uma avaliação completa das suas rotinas diárias, horários, alimentos preferidos e preteridos, hábitos alimentares e, por fim, uma avaliação corporal (avaliação antropométrica e avaliação da composição corporal por método de impedância bio-eléctrica).

Com base na informação recolhida, prescrevemos um plano alimentar adequado às características, especificidades e objectivos do paciente, que inclui sugestões para cada refeição.

Costumo dizer que é o plano nutricional que tem de se adaptar a si e não você ao plano.

Nas sugestões feitas temos sempre em conta as suas preferências, porque é essencial ter prazer em comer. Caso contrário, fazer uma dieta tornar-se-ia numa experiência angustiante e sem resultados.

Sobre nós

Sou licenciada em Ciências da Nutrição e Alimentação pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e Mestre em Nutrição pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Em 2009 especializei-me em Medicina Ortomolecular e Biorresonância pela Fundação Universitária Ibero-Americana.

Participei na rubrica “Os Doutores” no programa “Boa Tarde” (SIC) e integrei a equipa do programa “Dr. White” da SIC, entre outras participações regulares em canais generalistas (RTP1, RTP2).

Colaboro regularmente com publicações tais como Saber Viver, Prevenir, Lux Angola, Chocolate Angola, Revista Sábado, entre outras.

Desde 2014 que sou Embaixadora da marca de gelatinas Royal e consultora de nutrição para diversas marcas nacionais.

Sou autora dos livros “A Dieta Simples” (2012) e “Dieta 1,2,3” (2013). Em Janeiro de 2016 lancei o meu terceiro livro “Emagreça Sem Fome” que vai actualmente na sua 6ª edição.

Actualmente participo regularmente no programa “Você na TV” (TVI) apresentado por Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha e sou responsável pela rúbrica de nutrição da Revista Cristina.

Em Agosto de 2016 fundei a minha própria clínica, a Clínica Iara Rodrigues em Paço de Arcos, e, em conjunto com a minha equipa multidisciplinar, desenvolvi uma abordagem holística para garantir o bem-estar dos meus pacientes. No início de 2018 lancei o projecto, Iara Kitchen, um espaço para realizar eventos, workshops e formações de cozinha saudável.

Iara Rodrigues

Nutricionista

Sou formada em Ciências da Nutrição pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, possuo ainda uma pós-graduação em Nutrição Pediátrica pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Tenho também formação em Nutrição, Hipertrofia e Força, Nutrição Desportiva e Intervenção Clínica Centrada no Indivíduo com Excesso de Peso e Doenças Associadas.

Estagiei no Hospital de Santa Maria nas áreas da Nutrição Clínica e Nutrição Comunitária, onde recebi o prémio Dr. Bragança Parreira pelo melhor trabalho clínico, e participei no projeto de investigação Indivíduo. Colaborei ainda com a Direcção Geral de Saúde e fui nutricionista da BodyConcept.

Atualmente sou nutricionista na Clínica Iara Rodrigues, onde trabalho em estreita colaboração com a Dra. Iara.

Inês Soares

Nutricionista

0