Facebooktwittergoogle_pluspinteresttumblrmailFacebooktwittergoogle_pluspinteresttumblrmail

PSICOLOGIA E COACHING

Psicologia

Com a psicologia procuro garantir que os meus pacientes se sintam bem, felizes e emocionalmente equilibrados. Juntos trabalhamos e refletimos de forma holística e aprofundada sobre os aspectos que precisam de ser melhorados para garantir o seu bem-estar em todas as áreas da sua vida.

 

Como funciona?

Quando recebo um paciente pela primeira vez procuro conhece-lo, compreender os motivos que o levam a vir até mim, quais as suas expectativas e objectivos tanto para com a minha consulta como para com eles próprios.

Recolho o máximo de dados sobre quem são e como organizam a sua vida, em termos profissionais, familiares, logísticos e emocionais.

Exploro como se sentem, como se vêem e como lidam com as principais dificuldades que encontram no seu dia-a-dia.

O que procuro proporcionar às pessoas que acompanho é um espaço acolhedor e seguro onde podem parar, respirar e focar-se nelas e naquilo que precisam para si mesmas. Conforme as suas necessidades ajustamos a periodicidade das consultas.

Reflectimos juntas sobre o que sentem, quando e como sentem, as suas vidas, os seus medos, sonhos e ambições e, depois, em conjunto delineamos um plano de mudança, com objectivos, estratégias e etapas e pomo-lo em prática.

 

Coaching

Com o coaching apoio os meus clientes na concretização dos seus objectivos através do aperfeiçoamento das suas competências. De forma diferente da psicologia, o coaching traduz-se na identificação de um objectivo claro por parte dos meus clientes e juntos trabalhamos na sua concretização através da aplicação de diferentes estratégias.

 

Como funciona?

Quando recebo um cliente pela primeira vez procuro conhece-lo, compreender os motivos que o levam a vir até mim, quais as suas expectativas e que objectivos pretende alcançar com as sessões.

Recolho o máximo de dados sobre quem são e como organizam a sua vida, em termos profissionais, familiares, logísticos e emocionais de acordo com os objectivos que tem.

É também importante reflectirmos em conjunto sobre as competências que possuem e os handicaps a serem trabalhados e explorados como oportunidade de progressão.

Tento em conta estes objectivos acordamos a periodicidade das sessões e delineamos em conjunto, um plano com estratégias e etapas para o alcance dos objectivos estabelecidos.

 

Psicologia ou coaching?

A psicologia é uma ciência mais aprofundada que procura não só trabalhar alguns aspectos como as causas por trás desses aspectos. Assim, a psicologia trata os sintomas e as consequências mas também os motivos que as originam que podem estar, ou não, interligados com outros temas pessoais. Neste sentido a psicologia necessita de mais tempo e de uma grande disponibilidade por parte do paciente.

O coaching é mais focado e centrado numa questão. As sessões procuram desenvolver competências para resolver problemas concretos, mensuráveis e por isso as questões são mais rapidamente resolvidas. Existem diferentes tipos de questões que podem ser trabalhadas no coaching como a vida pessoal, a carreira, os relacionamentos, relações entre pais e filhos, etc.

 

Catarina Pereira Coutinho
Psicologa Clínica
catarinapereiracoutinho.com